Google Chrome vs. Mozilla Firefox - Round 3, Fight!

Mais um comparativo, após uma semana e meia sem build do Chrome (chamado Chromim, é a versao não oficial e open-source do produto), que andaram quebrando, saiu uma nova versão, já com muito menos features "not-implemented" e com inícios de otimização no código, também temos o beta4 do Firefox 3.5. Estou inclusive postando do Chromium, e já deu para notar que ele nao escreve acentos :)
UPDATE: Corrigi os acentos usando o Firefox, ainda não dá para se livrar dele, mas estamos chegando lá.

Entao, vamos a screenshot:
Dá para notar que mesmo somando-se a memória de todos os processos do chrome (38+38+9+6=91) nem se chega perto dos 150 mega do Firefox, e o melhor é que, como o chrome usa um sistema de processo para cada pagina/aba, se você é um usuário não muito exagerado e usa umas 6 abas no máximo, nunca vai passar do que o firefox consome. Além disso a memória compartilhada entre os processos é de 12MB, abaixo também dos 33 do firefox.
E a CPU? Bom, aí é humilhante. Não é incomum o Firefox usar uns 70 a 80% da CPU, e quando parado, ainda continua consumindo de 10 a 20%, no caso do meu teste, 11%. O Chrome, além de consumir muito menos enquanto renderizando páginas, de 30 a 40% consome.. ZERO parado. O que diz muito sobre a engine de Javascript, já que parado, basicamente, tudo que ele tem que fazer no caso deste teste, é executar de minuto em minuto a chamada Ajax do gmail e a cada segundo atualizar o relogio do D&D Tiny Adventures no Facebook. Então para que 11% de CPU para esses duas tarefas insignificantes?
Aí é que entra a grande ratiada do Mozilla até hoje, basicamente toda a UI dos produtos deles (Songbird, Firefox, Thunderbird, etc) usa Javascript+XML (XUL). Ou seja, ele consome um monte para fazer a UI, coisa que deveria ser tarefa dos toolkits como Qt e Gtk que consomem muito menos para isso, afinal são escritos em C/C++ ao invés de Javascript, e bastante optimizados, afinal é o trabalho deles e eles o executam bem, e não do próprio browser, desenhar a UI.

Enfim, vitória fácil do Google Chrome que está evoluindo rápido na versão Linux e deve conseguir um desempenho em velocidade ainda maior em dual e quad-core, por sua natureza de processos independentes.

4 comentários:

Kenjiro disse...

Nada a ver com o post...

Só para mais uma vez dar os parabéns pra ti e pra Aris. Toda a festa (desde a cerimônia até a recepção) estava muito bonita, de muito bom gosto. Parabéns mesmo!

Agora, um comentário "à parte", a comida estava MUITO MAIS MELHOR DE BOA!

PQP, desde os salgadinhos até a janta em si. Arregaçaram! :)

Abraço da família Tanaka ;)

Iuri disse...

Valeu sr. Yucatan, suas palavras fizeram a alegria da Aris e da mãe dela :)

E muito obrigado pelo presente, acertou em cheio, é um dos que eu mais queria, adoro grill, é uma maravilha para assar e requentar carnes, hehehe.

E cara, que guri bochechudo tranquilo heim? Pena que vocês tiveram que sair cedo por causa da música, luzes e fumaça. Não era para ter nada daquilo, mas o DJ era um panaca - como tu percebeu pelos erros de windows - e a Aris não em falou que tinha dito apra não fazer isso, senão eu tinha ido lá mandar parar. A música era para começar só depois da dança dos noivos... baita ratiada do DJ, vamos dar uns esculachos :D

Paulo Cesar disse...

haha Caih no seu blog procurando como habilita os acentos no Chrome.. Estou na mesma situaçao que voce, querendo largar o memory hog do firefox..

Estou comentando porque tem algo me incomodando nesta pagina.. Ali em perfil, nao seria mais correto "Bacharel em Ciencia da Computaçao"? Porque nao existe cientista da computaçao, certo?

Iuri disse...

Questão de semântica. Alguns utilizam sim cientista da computação, afinal quem é bacharel em direito pode ser advogado, juíz, promotor... o diploma não define o que você é diretamente :)
Enfim, se tu estuda C.C. é um cientista no fim das contas.