Diário de Lua de Mel #2 - 10-05-09

Passeio com a CVC, fomos a uma praia chamada Pirangi, sem ondas, dava pé, pela cintura, praticamente até alguns metros de onde os barcos navegam. Voltamos a Natal e fomos primeiramente para o forte dos três reis magos, uma construção datada de 1599 muito legal, até aprendemos um pouco como a construção da estrutura do forte levou em consideração a forma de guerrear na época, ainda bastante medieval. A frente do portao colocou-se um muro, para não haver espaço para uso de aríate, logo depois havia uma parede, de forma que os invasores precisavam fazer uma volta, em forma de U para entrar, e onde havia um buraco no teto para a "recepção calorosa", um banho de óleo de baleia fervente.



Para alcançar a parte de cima, e o capitão do forte, precisava se subir uma alta escada, chamada de "menos um". Isso porque ela não tinha corrimão e era estreita, quando se chegava no alto, os portugueses tratavam de derrubar quem vinha e, ou batia contra a parede onde começava a escada, ou pelo lado, então a guarda do forte gritava "menos um invasor". Além disso, no centre havia, sobre o poço de água do mar, no centro do forte, uma capela, local escolhido para disfarçar o paiol de muniçao, e uma parede secreta, de argila, que o capitão podia usar para sair direto no rio onde um barco o aguardava, logo acima de umas vigas usadas como banheiro.



No local existe uma pedra marco portuguesa, várias bandeiras de portugal e até um boneco usando a roupa de capitão da época.



Uma pena apenas que a reforma, feita em 1965, tinha mudado muito da arquitetura original do lugar, usando argamassa não parecida com a original que era óleo de baleia, e alterado alguns pontos como remover a parede que obrigava os invasores a dar a volta, para facilitar para o turista.
Depois tivemos um city tour decepcionante, sequer pararam o ônibus para tirarmos fotos.Mesmo assim contratamos um passeio para a praia de Maracajaú onde haverá observação de corais e peixes com snorkels.

Depois fomos em um centro de turismo, local cheio de vendas de artesanato,
onde permanecemos por cerca de 45 minutos, não deu para a Aris ver nem metade das bancas no ritmo nordestino. Aliás, aprendemos que Potiguares são talentosos, tudo no Rio Grande do Norte anda com "talento",
até a internet do hotel. E também, eu descobri que o programa de conexão do meu Ubuntu no eeePC simplesmente não funciona com algumas redes, e claro, pela lei de Murphy, a minha de casa funciona, por isso só descobri o problema já lá.

Nenhum comentário: