Nintendo DS + GBA

Uma das coisas legais do Nintendo DS Lite (O DSi não) é que ele possui uma entrada para cartuchos de Gameboy Advance. Só que, assim como no caso dos jogos do próprio sistema, o cartucho R4 que contém um cartão micro SD de 2GB para rodá-los, pode também servir para armazenar jogos de GBA, no entanto não para rodá-los, pois ele fica no slot-1, e os de GBA devem rodar no slot-2.


Aí entra uma pecinha que comprei no deal extreme, o ez 3 em 1, que como o nome diz tem 3 funções:
a) expansão de RAM, esta serve para poucos programas, mas um deles é bastante útil, o DS Browser, uma versão do Opera para o portátil, que evitará a briga pelo meu eeePC nos dias frios de inverno :)
b) rumble pack, ou seja, a boa e velha vibração no joystick, sendo que nesse caso é o próprio console, em alguns jogos
c) rodar jogos de GBA, ele faz isso em conjunto com um programa chamado GBA Exploader, que é um .NDS que roda a partir do slot-1, e basicamente analisa a rom de GBA e a joga para a RAM do 3 em 1, e em seguida a executa. Isso é claro, torna um pouco complicado e tedioso rodar os jogos de Gameboy Advance, principalmente porque ele não salva automaticamente a SRAM (basicamente a memória não volátil do jogo, os saves) para arquivo, quando você retorna ao GBA Exploader, ele vai te pedir para salvar a SRAM do último jogo que você havia rodado, o que é bem confuso, já que logo em seguida, ao selecionar um jogo, ele vai te pedir para carregar uma SRAM. Para simplificar este processo, ele tem uma opção para carregar um jogo em sua memória não-volátil, chamada NOR, fazendo com que o 3 em 1 funcione como se fosse um jogo de GBA normal,c onectado no slot-2, ótima opção para a patroa ou as crianças ;)





3 comentários:

Unknown disse...

Existe um cara que fez um emulador de GBA para DSI mas não está livre para o povo.

É necessário um cartão chamado iPlayer e o programinha deste cara, isso é informação de fonte confiável (gbatemp) tem até vídeo DSi rodando GBA.

Gabana disse...

Comprei um 3in1 pro meu filhote rodar GBA no DS e realmente é bastante confuso para nós patroas e para as kids. Até agora a gente está apanhando e não conseguimos salvar os joguinhos... se carregar em NOR o joguinho será salvo? pode me explicar?? Obrigada

Iuri disse...

Sim, se você carregar o jogo em NOR fica bem mais fácil. Você até pode tirar o cartão R4 e ao ligar o Nintendo DS tem uma opção para executar GBA.
Ou você pode tentar achar a mesma opção no menu do R4.

Após isso, é como se você tivesse um gba mesmo, ele vai salvar o jogo sem problemas e sem você ter que selecionar um save, etc.