Virtualização no Linux

Já usei muito o VMWare para rodar Windows dentro do meu Linux, o que com apenas 1GB de RAM, é uma tarefa bem complicada. Mas um tempo atrás, peguei para testar o Android Live, e o sistema de VM recomendado para ele era o Virual Box da Sun, baixei o pacote do Ubuntu, instalei, e qual não foi minha surpresa ao ver a UI dele em primeiro lugar. Caprichada, com várias opções que a VMWare disponibiliza apenas na versão paga, como compartilhamento de pastas e instalação de "tool" para tornar a integração entre o host e o guest melhor, etc. Mas o melhor ainda estava por vir, ao rodar o Windows, notei uma tremenda diferença de velocidade e uso de recursos; simplesmente parece que estou rodando apenas mais um programinha dentro do OS, e não esgoelando meu Linux. Ele tem até um sistema, que eu ainda não testei, para dar suporte a direct 3D via Wine.

Enfim, fica a dica: se você tem um PC rodando Linux e quer rodar o Windows dentro, fuja do VMWare e dê uma chance ao VirtualBox.

Um comentário:

Kenjiro disse...

Eu gosto do VBox. Uso o dito cujo há meses já (nao lembro se já fechou 1 ano hehehee)

Estou esperando eles consertarem uma cagadinha, pra eu poder instalar netbsd-5.0 numa VM.

Até o Win7 está rodando legal numa VM dentro do VBox.

Porém, ainda nao aconselho a usarem o VBox em servidores. Pra Desktop é legal, pra Server eu ainda tenho medo.