PS2 Development & Fun

Descobri antes de sair de férias coletivas que o PS2 tem um ambiente de desenvolvimento completo, incluindo lipng, freetype, SDL, SDL-image, SDL-mixer, SDL-ttf... ou seja, tudo que eu preciso para portar meus mini-games Linux/Windows para Playstation2.
Ainda estou aprendendo, e demorou um dia inteiro apra eu compilar e montar todo o ambiente de desenvolvimento, mas a emoção de criar um programinha só com SDL_DrawRec() e aparecer aquele quadradão azul no meio da tua tela já valeu a pena! Agora estou  aprendendo a usar os módulos de dispositivos (usb, memory card, cd e cia) para poder usar a SDL_Image e mostrar um png na tela. Quando isso tiver pronto, portar meus jogos é só questão de uns #IFDEFs para controlar resolução, tempos e teclas, muito barbada :)

Além disso, estou brigando para conseguir rodar filmes no PS2 com o SMS (um player DivX/XviD) pelo CD/DVD. Acontece que matriz pirata o modchip se desliga depois do boot, e quando tu troca o disco do uLaunchELF que serve para dar boot em um gerenciador de arquivos e lançar o SMS, ele não reconhece o disco, porque o PS2 não lê (sem um modchip, que está como eu disse, desligado) discos de dados, só DVD-Vídeo. Uma solução é dar boot do SMS pelo memory card que os chips matriz e clone permitem, mas aí eu perdi uma hora, simplesmente porque meu memory card nº2, não queria dar boot do SMS.

O nº1 funciona, descobri hoje de manhã, inclusive ele tinha um codebreaker (cheater), pela mesma razão da troca de disco, que quando coloquei ontem no nº2 funcionou! Mas eu eu colocava o SMS ou uLaunchELF no nº2 não funcionava!Fim das contas, passo o codebreaker para o nº2, grava SMS no nº1 e tenho dois memory cards de boot para cheats e jogos. UFA!

2 comentários:

Kenjiro disse...

Arbaridade, rica treta pra fazer a paradinha funcionar hein hehehehe

Mas legal ver que tem ambiente(s) de desenvolvimento pro PS2 ;)

Só levanto uma questão: Fora a parte de aprendizado, que com certeza é válida, ainda rende fazer games para PS2? Sei que a longevidade do PS2 ainda deve durar um tempinho, visto que o PS3 meio que fracassou.

Iuri disse...

Ano passado o PS2 foi o videogame mais jogado no mundo todo.
A soma do tempo gasto em jogos de PS2 ultrapassou de longe o PS3 e o X360 JUNTOS!

Então... sim :)