Work and Fun

Bueno, para quem não sabe, este é meu último ano de faculdade, consequentemente, TFG I (Tabalho Final de Graduação). Decidi por fazer um trabalho sobre a Inteligência artificial em jogos RTS, tipo de jogo de estratégia em tempo real como Starcraft, Warcraft2/3 e Age of Empires, ou seja, pesquisar e implementar uma forma de o computador decidir o que fazer, se vai mandar os peões mineirarem, se vai criar prédios ou tropas, atacar, fugir, etc.
O trabalho é bem interessante, e já adiantei boa parte da pesquisa nas férias, quando li vários livros em PDF, tem colega meu que nem acredita que eu li 8 livros... bom, é verdade que foi chato, mas que eu li eu li.

O trabalho entrou em uma segunda fase agora, onde estou pesquisando uma linguagem de programação para IA chamada lua, por sinal desenvolvida no Brasil, é usada em vários jogos, inclusive no todo-poderoso World of Warcraft. Para pesquisar, decidi brincar com o Stratagus, um engine genérico de jogos RTS que utiliza lua, e retomar um trabalho que eu comecei anos atrás e foi interrompido, portar Starcraft para Stratagus. Bom, contando com a ajuda de jim4 e outros, o resultado já pode ser visto aqui. Estou bem orgulhoso desse trabalho e espero continuar, mais lentamente claro, pois tenho que voltar à TFG tb ;)

Amanhã de madrugada (5h +/-) emabarco para o Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre com a Aris, é o maior evento de informática da América do Sul, e um supra-sumo para usuários de Linux como eu. Pretendo mandar notícias de lá para o blog, então até breve!

Nenhum comentário: